A Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo é uma entidade representativa da família policial militar, em especial da classe de Subtenentes e Sargentos.
Em 1933 São Paulo sofria com os efeitos pós Revolução Constitucionalista de 1932. Foi então que um grupo de 15 sargentos liderou um movimento para a criação de uma entidade que representasse a classe de subtenentes e sargentos da força armada do Estado de São Paulo.
O resultado do movimento foi a fundação em 20 de outubro de 1933 do Centro Social de Subtenentes e Sargentos da Força Pública do Estado de São Paulo que teve como primeiro Presidente o sargento Túlio de Melo Oliveira.
Nós da ASSPM estamos revestidos do espírito de defender os interesses dos policiais militares ativos, veteranos e pensionistas, independentemente de serem ou não nossos associados, não podemos ou devemos nos acovardar ante a necessidade premente de pactuar com os parlamentares que estejam compromissados com nossos ideais e anseios, ainda que tal comportamento não reine absoluto entre os nossos associados ou não, afinal, política é a arte de negociar!
Nós da ASSPM entendemos a importância de possuir propósito e direção:
A missão, visão e valores definem o que desejamos realizar e como faremos.